Doença da raiva. Como prevenir? É contagiosa?



A raiva canina é uma doença viral e que é quase sempre fatal. A raiva só é curável se for detectada logo no início. Se só for tratada quando o animal já apresenta sintomas, acaba por comprometer todo o sistema nervoso do animal até provocar a sua morte. Além dos cães, os gatos, as raposas e os morcegos também podem ser portadores do vírus. Se um cão com raiva morder um humano, pode dar-se um caso de raiva humana, que pode levar à morte em 5-7 dias.

Mas antes de soar o alarme, é preciso realçar que a raiva está erradicada em Portugal. Por isso, mesmo que o seu cão ou gato tenha vindo da rua, não vai ter raiva. No entanto, a raiva não está erradicada em todo o mundo, nem sequer na Europa. Na Ucrânia, por exemplo, a raiva ainda é endémica. Por isso, a Ordem dos Veterinários lançou um aviso para os animais que tenham entrado no país junto com os refugiados ucranianos.

A única forma de garantir que a raiva continua erradicada em Portugal é continuar a vacinar todos os nossos animais. Assim, mesmo que entrem em contacto com um animal proveniente de outro país, a probabilidade de desenvolver uma doença grave (e de a espalhar pela comunidade aqui) é baixa. A vacina antirrábica é a única vacina obrigatória para todos os cães e também é recomendada para os gatos.

É possível que tenha de repetir a vacinação antirrábica outras vezes ao longo da vida do animal, especialmente se tencionar viajar. A maioria dos países exige um comprovativo da vacina contra a raiva ou de corpos antirrábicos antes de deixar um animal entrar no seu território. Se precisar de repetir a vacinação, encontre veterinários em Braga e veterinários em Setúbal.


Comentários

Mensagens populares