Geckos ou Osgas

História

A palavra gecko vem da língua malaia ge’kok. Os geckos são os únicos lagartos capazes de vocalizar. O nome gecko é a imitação do som que produzem quando estão a socializar.

Gecko é um réptil da família Gekkonidae que é o mesmo que osga.


Habitat
Existem centenas e centenas de espécies de osgas, espalhados por todo o mundo a viver nos mais variados habitats: desertos, montanhas e florestas tropicais. O único local onde não podemos encontrar osgas é na Antárctida, no Árctico e nas suas regiões envolventes da América do Norte, Europa e Ásia. Tendo o sangue frio, as osgas dependem do sol para sobreviverem, incluindo manterem-se quentes.

Hábitos

As osgas são capazes de permanecer em pé e também abanar as caudas.

Quando estão assustados, as osgas fazem flexões, levantando e baixando o corpo sucessivamente.

Estes animais usam a língua para limpar a boca depois da refeição!

A maioria das osgas é nocturna, escondendo-se durante o dia e saindo para caçar insectos e outros pequenos animais durante a noite. Contudo, existem osgas diurnas, especialmente em Madagáscar, como é o caso da Phelsuma laticauda.

Anatomia

As osgas têm corpos pequenos, de 16 mm a 35 cm, mas cabeças e olhos grandes.

A maioria dos geckos não tem pálpebras móveis nos olhos, ou seja, não podem piscar o olho! As osgas limpam as pálpebras com a língua. A pupila dos olhos dilata durante a noite para deixar a luz entrar e fecha-se durante o dia até apenas restarem uns ponto em linha.

As osgas têm uma vasta variedade de cores. Algumas espécies têm cores vivas e outras mais pálidas, cinzentos e castanhos. Algumas osgas conseguem mudar de cor, de acordo com a disposição.

Muitas pessoas temem as osgas de cores intensas, com medo de que sejam venenosas, mas as osgas são inofensivas, pelo menos para o ser humano. As osgas caçam insectos com as línguas, mas apenas quando estes se mexem.

Uma das características mais interessantes nos geckos são as patas. A maioria das osgas tem cinco dedos, mas existem sempre excepções com quatro ou menos dígitos. Mas o que mais fascina os cientistas é a capacidade que têm para desafiar a gravidade e trepar qualquer superfície. Os dedos dos geckos têm umas almofadas aderentes compostas por pêlos microscópicos que fazem com que a osga se consiga agarrar a qualquer superfície através da fricção. Obviamente, há sempre excepções: o Coleonyx variegatus não só tem garras em vez de almofadas como também têm pálpebras móveis.

A gorda cauda das osgas é usada para armazenar gordura e água. Os geckos conseguem largar a cauda quando são atacados por predadores. Os músculos deste membro continuam a mover-se depois de cair para desviarem a atenção dos predadores da osga em fuga. Como a maioria dos lagartos, as osgas conseguem regenerar a cauda, mas geralmente esta fica mais curta, rígida e com um padrão diferente.

Por vezes as osgas podem soltar parte da cauda e voltar a regenerá-la. Mas mesmo não tendo caído completamente, uma nova cauda cresce, fazendo com que o gecko possua duas caudas.

Comentários

Unknown disse…
olá tudo bem?
amei o seu blog !!!!
tem como vc me linkar no seu blog?
se estiver eu te adiciono no meu também.tá?
o meu blog é http://www.mundo-a-n-i-m-a-l.blogspot.com

Mensagens populares