Que cuidados devo ter com o meu réptil?



Manter a temperatura


Uma das coisas que deve ter sempre, sempre em mente é que os répteis não têm maneira de aquecer o seu corpo. Isto significa que arrefecem quando a temperatura ambiente é muito baixa – é por isso que os répteis tendem a procurar o Sol para aquecer. Durante o Inverno, a temperatura dentro das nossas casas é mais baixa do que o ideal, por isso é importante colocar o terrário numa zona onde apanhe Sol naturalmente. Também deve tentar manter uma zona mais aquecida e outra mais fresca, para que se possam refrescar quando já estão a atingir uma temperatura de conforto. Se a sua casa é muito fria, manter o seu réptil saudável pode ser um desafio.


Os sinais de hipotermia nos répteis são a pele mais escura, falta de apetite, letargia (o animal fica muito parado) e frio ao tato (se o seu animal de estimação deixar tocar). Aos primeiros sinais, deve dar-lhe um banho de 21ºC no corpo. Depois, volte a colocá-lo no terrário. Volte a repetir passado algumas horas se não melhorar ou tente dar-lhe água quente gota a gota com a ajuda de uma seringa.


Cuidados com a alimentação


Pensava que os répteis comem todos os mesmo? Enganou-se. Até dentro das espécies pode haver variações, como acontece nas tartarugas. Algumas tartarugas (a maioria das tartarugas terrestres) são completamente vegetarianas e alimentam-se apenas à base de verduras e frutas. As tartarugas de água são quase todas omnívoras e podem comer de tudo, desde insectos a pequenos camarões. Nesse caso, deve oferecer-lhes uma dieta variada para cumprir todas as suas necessidades nutricionais.


Os reptéis também podem precisar de suplementos tradicionais. A maioria os veterinários recomendam suplementos de cálcio para os répteis e anfíbios em cativeiro, de forma a melhorar o seu metabolismo.


Segurança


Finalmente, lembre-se que os répteis e os anfíbios não são “animais domesticados”. Vai precisar de os manter seguros no terráquio para não deambularem pela casa. Mas lembre-se que estes animais crescem! Tem espaço para ter um? Consegue proporcionar-lhe um terráquio grande onde pode movimentar-se à vontade? Ou vai ter de o entregar a uma reserva natural quando crescerem? Pense na sua segurança e na segurança do réptil que adoptar!

Comentários

Mensagens populares