Como ensinar ao seu cão o que NÃO COMER!

Uma das maiores vantagens do treino para cães é ensinar-lhes o que não devem comer. Alguns cães são tão gulosos que acabam até por comer a comida dos donos, mas isto é um risco para eles próprios. Muitos alimentos que comemos são tóxicos para os animais, o que significa que os nossos patudos se podem sentir mal com a nossa comida - ou até, nos casos mais graves, envenenar-se.

Os gatos, por exemplo, são altamente sensíveis ao paracetamol (o “ben-u-ron” de toda a vida) e já houve vários casos em que a curiosidade, ahem, matou o gato. Para prevenir estas tragédias, aqui vão algumas tácticas de treino para cães para proteger os vossos melhores amigos contra a sua própria gula!

Passo 1: colocar o alimento no chão e impedir que coma

Num ambiente controlado (como a sua casa), coloque o alimento que não quer que o seu cão coma no chão. Depois, conforme ele se começa a aproximar, impeça-o de comer: coloque a sua mão entre o cão e o alimento, retire o alimento ou puxe-o noutra direcção. Como forma de reforço positivo, dê-lhe um biscoito ou um brinquedo. Não se admire se o seu cão não aprender à primeira! É normal ter que repetir esta técnica algumas vezes até que se lembre.

Passo 2: impedir que ele coma ofertas de estranhos

Além dos alimentos que o seu cão pode querer comer em casa, ele também pode querer aproximar-se de estranhos na rua para que lhe dêem comida. Para evitar que ele ganhe o hábito de pedir comida, nunca lhe dê nada do que está a comer. Durante os passeios, puxe-o na direcção contrária às pessoas e recompense-o com festas ou com um biscoito. Desta forma, de certeza que nunca vai acabar por aceitar coisas que não pode comer!

Muitas pessoas não conseguem treinar os seus cães sozinhas, especialmente logo na primeira vez! Não tenha receio de contactar treinadores para cães ou escolas de treino para cães em Lisboa: embora possa parecer uma pequena derrota para si, é pelo bem do seu companheiro de quatro patas.

Comentários

Mensagens populares