Habitat dos Répteis - Onde vivem os répteis?

Assim como os anfíbios, os répteis são animais ectotérmicos. Isto significa que eles não produzem boa parte da temperatura do seu corpo, por isso, são dependentes de fontes externas de calor. Por esta razão, eles são muito sensíveis a variações de temperatura, o que faz com que a maior concentração de répteis aconteça em locais próximos aos trópicos e, à medida que nos aproximamos dos pólos, encontraremos cada vez menos espécies.

Todavia, uma espécie bem resistente de lagarto e outra de serpente ocorre acima do círculo ártico, na Escandinávia, e em algumas montanhas existem lagartos que se situam nos bancos de neves em suas actividades diárias. Os Tuataras são conhecidos por caçarem pássaros durante a noite, quando a temperatura do ar é de apenas 7ºC, com chuva forte e ventos de 50 nós. Estes exemplos citados são incomuns e existem dois tipos de lugares apenas onde os répteis são realmente abundantes: regiões tropicais e desérticas.

As tartarugas e crocodilos são, na sua maioria, aquáticos, enquanto os lagartos e serpentes são na maior parte terrestres e arborícolas. Existem excepções interessantes: algumas tartarugas não apenas vivem longe da água, mas vivem em regiões desérticas e algumas serpentes marinhas têm uma existência totalmente aquática.

Comentários

rafael disse…
cala boca seus trouxa duvido q voces posta isso

Mensagens populares