Tartaruga Faces Rosada

Esta espécie é natural da América do Norte, aparecendo em locais distintos como pântanos, rios e lagos, por todo o território.São as mais comuns como animais de companhia e também aquelas que com mais facilidade poderá encontrar à venda.
Distingue-se das outras espécies de tartarugas pela característica que lhe deu nome: uma risca larga de cor alaranjada ou avermelhada que corre atrás do olho. No entanto, esta não é uma forma segura de distinguir a tartaruga de faces rosada, pois as cores da tartaruga variam ao longo da vida.

A carapaça desta tartaruga é oval e achatada no topo. Os machos têm garras dianteiras bastante compridas e uma cauda larga, enquanto as fêmeas têm as unhas mais reduzidas e cauda estreita.

Alimentação
Estas tartarugas têm uma alimentação mista no seu habitat natural, comendo tanto plantas como animais.
Enquanto jovens, a grande maioria da dieta destas tartarugas deve ser composta por carne. Com a maturidade, elas vão substituindo a sua alimentação. Em adultas, quase a totalidade da alimentação deve ser composta por alimentos verdes. A carne deve ainda estar presente mas em pouca quantidade.

Habitat
O seu habitat natural é em águas paradas. As zonas onde habita têm águas com fundos lamacentos e vegetação abundante.Em cativeiro, os aquários devem ser proporcionais ao seu tamanho. Os aquários com a tradicional ilha no centro não são adequados a tartarugas. Esta espécie necessita de um aquário rectangular com uma zona seca e uma zona com água.

A Tartaruga de Faces Rosadas sente-se bem em águas quentes de 28ºC, com a temperatura ambiente de 32ºC de dia. De noite, a temperatura da água pode cair para os 26ºC. A hibernação só deve ser provocada para a reprodução, caso contrário, deve ser evitada, mantendo estas temperaturas durante todo o ano.

São tartarugas semi-aquáticas. Conseguem suster a respiração durante bastante tempo e adoram passar o tempo debaixo de água. A profundidade da água para as tartarugas adultas deve ser suficiente para que a tartaruga consiga ficar totalmente submersa. Já as tartarugas jovens devem conseguir tirar a cabeça fora de água com as patas traseiras apoiadas no fundo.

A temperatura da água é um factor determinante no crescimento da sua tartaruga. Se optar por colocar as suas tartarugas em água fria, o crescimento será mais lento. Vão estar menos tempo activas, logo, vão alimentar-se menos e, consequentemente, terão um menor desenvolvimento físico. Se optar por água quente, deve mantê-la a uma temperatura rondando os 28º C. Neste caso, as suas tartarugas vão estar sempre muito activas e vão ter um crescimento muito acelerado, não vão hibernar e estão sempre prontas a comer.

Comentários

Mensagens populares