Crocodilos

Crocodilo é o nome comum a catorze espécies dos répteis da família crocodylidae. O termo também é usado, às vezes, para incluir todos os membros da ordem crocodylia, isto é, os crocodilos verdadeiros, os aligatores e jacarés (família alligatoridae) e o gavial (família gavialidae).

Os crocodilos são os maiores répteis existentes na natureza nos dias de hoje. Vivem na América, África, Ásia e Austrália e habitam, geralmente, as margens de rios.

Estes animais nadam com a ajuda da sua poderosa cauda. Em terra, apesar de terem patas curtas, movimentam-se depressa. Imóveis, parecem troncos flutuantes, o que engana muitas das vítimas destes répteis.

Agem principalmente à noite. Durante o dia, descansam nas margens ou em bancos de areia, mantendo a boca aberta nas horas de maior calor.

Uma das diferenças entre crocodilos e jacarés está na dentição. Os crocodilos ao fecharem a boca deixam aparecer o seu 4º dente.

Os crocodilos jovens alimentam-se de invertebrados, de anfíbios, de répteis, de peixes e de outros pequenos vertebrados.

Actualmente, o seu tamanho é, em média, de oito metros. Porém, na época dos dinossauros, há 140 milhões de anos, os crocodilos chegaram a medir 30 metros de comprimento. Hoje vivem até aos 80 anos.

Curiosidade
A expressão popular “derramar lágrimas de crocodilo”, usada para dizer que alguém chora sem razão ou por fingimento, surgiu de um fato real que acontece com os crocodilos. Quando o animal come uma presa, ele engole-a sem mastigar. Para isso, abre a mandíbula de tal forma que ela comprime a glândula lacrimal, localizada na base da órbita, o que faz com que os répteis lacrimejem.

Comentários

Mensagens populares