Iguana Verde


Este lagarto iguanídeo de grande tamanho, atinge os 2m de comprimento total. Originaria das regiões tropicais da América central e do sul, a iguana vive em selvas tropicais, nas margens dos cursos de água.

Diurna, vegetariana e de hábitos arborícolas não hesita em lançar-se para a água quando se sente ameaçada, revelando-se uma hábil nadadora, facto que lhe permitiu colonizar diversos arquipélagos.

Em cativeiro alimenta-se de vegetais verdes variados, e algumas frutas, complementados por complexos vitamínicos e cálcio.

Os adultos devem ser mantidos em terrários com 2m de largura por 2m de altura e 1m de profundidade, apenas a superfície frontal do terrário deve ser transparente. A temperatura deve ser de 29ºC com pontos de termorregulação com 35ºC.

A iluminação deve ser constituída por lâmpadas de largo espectro com 5% de UVB, e estar ligada 14 horas por dia.

O terrário deve ser bem ventilado e possuir ramos robustos para a iguana trepar, assim como um grande recipiente com água limpa. O substrato deve ser absorvente e inócuo no caso de ingestão, e a humidade ambiental deve ser de 90%.

O facto de ser encontrar à venda praticamente em qualquer loja de animais, e de possuir um baixo preço, faz deste animal o lagarto mais procurado pelos iniciados na herpetofilia, porém, este não é um animal indicado para principiantes, devido ao seu grande tamanho pode colocar alguns problemas de maneio aos proprietários menos preparados, e pode, em certas circunstâncias, provocar ferimentos de alguma gravidade.

Comentários

Mensagens populares