Os Répteis...

O que são répteis?

Classe de vertebrados, de corpo geralmente alongado, excepto nos cágados e tartarugas, e coberto de escamas.

Estão entre os mais antigos grupos de animais terrestres do mundo. Os primeiros répteis evoluíram dos anfíbios há 250 ou 300 milhões de anos atrás e proliferaram com rapidez até se transformarem numa criatura terrestre. Os répteis formam um grupo de animais muito variado e colorido e estão representados em todos os continentes, excepto da Antárctica.

As suas peles grossas e impermeáveis ajudaram-nos a manter a humidade e os ovos em conchas e permitiram-lhes desenvolver-se em ambientes secos. Por outro lado, é a sua pele escamosa que os distingue dos outros animais terrestres ou semiterrestres.

Todos os répteis têm coluna vertebral, respiram ar (inclusive aqueles que passam a maior parte do tempo na água) e quase todos possuem quatro membros externos, embora não sejam visíveis externamente nas cobras e alguns lagartos. Eles também são todos amnióticos, o que significa que o embrião em desenvolvimento é protegido por uma série de membranas e uma concha dura, evitando que os ovos sequem, protegendo-os dos predadores.

Todos os répteis, menos as tartarugas, possuem dentes, em geral voltados para trás, e são usados para segurar a presa e não para mastigar. Eles caem periodicamente e são substituídos. Os órgãos dos sentidos são bem desenvolvidos. Os olhos possuem pálpebras que, nas cobras são transparentes e sólidas. A audição é aguda, principalmente nos lagartos. O olfacto é realizado pelas narinas e pelo órgão de jacobson (menos nos crocodilos), localizado no teto da boca (palato). Esse órgão detecta os odores levados a ele pela língua à medida que ela sai e entra na boca.

Os répteis que conhecemos hoje em dia representam um pequeno exemplo daquelas primeiras criaturas, a maioria evoluiu rapidamente em outras direcções.

A classe dos répteis possui 6000 espécies e estão melhor adaptados à vida em terra seca que os anfíbios. Os pulmões são bem desenvolvidos e possuem brônquios ramificados, podendo fornecer toda a respiração necessária, principalmente porque a caixa torácica está completa. Nas tartarugas não existe o esterno.

O nome “réptil” vem do latim “reptare”, que significa "rastejar. Os répteis põem menos ovos que os peixes e anfíbios, pois o sucesso reprodutivo é maior.

Principais Características
* O esqueleto é completamente ossificado;
* Alguns répteis, como o Sphenodon, têm costelas ventrais;
* Os pulmões são bem desenvolvidos e, por vezes, providos de sacos aéreos;
* O coração tem três cavidades, com uma divisão parcial no ventrículo, excepto nos crocodilos, em que há quatro cavidades separadas;
* Os ovos, geralmente, são grandes e têm casca calcária ou coriácea.

Principais Grupos de Répteis
- Quelónios (Cágados e Tartarugas)
Têm o corpo coberto por uma carapaça óssea revestida de placas córneas. O esqueleto é parcialmente ligado à carapaça. Não têm dentes, mas as maxilas são cobertas de substância córnea que lhes dá grande resistência. Há dois tipos de tartarugas: as terrestres (carapaça arqueada) e as aquáticas (carapaça achatada).
- Lagartos
- Camaleões

- Cobras
São desprovidas de membros, mas em algumas (serpentes gigantes, como as jibóias) encontram-se, debaixo da pele, vestígios dos membros posteriores.
- Crocodilos

Comentários

Mensagens populares